Header

Comissão julgadora

 

 

Claudia Favaro

Arquiteta e Urbanista, especialista em gestão estratégica do território urbano pela UNISINOS. Sócia fundadora do escritório |Mãos| Arquitetura.Terra.Território que tem especial atuação em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). É membro do Conselho Superior do IAB e atualmente assessora a Comissão de Urbanização Transporte e Habitação (CUTHAB) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

 

 

Gilson Paranhos

Graduado pela Universidade de Brasília, atuou junto a Milton Ramos e com pesquisas em argamassa armada com o arquiteto João Filgueiras Lima – Lelé. Gerente Técnico da Fábrica de Argamassa Armada da NOVACAP, em Brasília – DF (1985/1987). Integrou a equipe da Fábrica de Equipamentos Comunitários – FAEC da Rede Sarah. Retorna a Brasília em 1989 e inicia a Gilson Paranhos Arquitetura e Engenharia Ltda., executando até o momento mais de 250 projetos e 80 obras. Foi Presidente do IAB/DF 2010/11 e Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil 2010/11. Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB, de 2015 a 2018. Em 2019 transfere-se para Kitchener/Waterloo/Cambridge-em Ontário no Canadá. Em 2020 funda a Lar & Bem Construtora e Incorporadora Ltda e a Vilar Ações de Interesse Social em Brasília.

 

 

Mariana Estevão

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Engenharia de Saúde Pública e Gestão de Infraestrutura Física em Saúde, pela ENSP/Fiocruz. Fundadora da ONG Soluções Urbanas e idealizadora do Projeto Arquiteto de Família - metodologia de assistência técnica para melhorias habitacionais, com foco na promoção da moradia saudável. O Projeto, aplicado desde 2009 em uma comunidade de Niterói/RJ, recebeu o Prêmio de Inovação Tecnológica na categoria Tecnologia Social, pela FINEP em 2013, entre outros reconhecimentos nacionais e internacionais. Arquiteta do Ano pela FNA, em 2015. Atualmente atua pela disseminação da ATHIS e da metodologia do Projeto Arquiteto de Família com cursos em diferentes formatos e na articulação dos Arquitetos de Família em Rede.

 

 

Paula Zacarias

Arquiteta e Urbanista (UFAL), Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (UnB) e em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC Minas). Atuou como pesquisadora no Núcleo de Estudos da Cidade (NEST) da FAU/UFAL; como Arquiteta e Urbanista na Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (SEAGRI-AL); no Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER-AL); e na elaboração de Planos Locais de Habitação Social (PLHIS) para municípios alagoanos. Atualmente, é Analista de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), atuando no projeto de cooperação técnica com o Governo do Estado de Alagoas.

 

 

Tomaz Lotufo

Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP (2014). Permacultor (IPEC, 2002). Bioconstrutor. Professor da Pós-graduação “Arquitetura e Sustentabilidade” no Centro Universitário Belas Artes e da Graduação no curso de arquitetura da faculdade Galileu. Educador do curso Design para a Sustentabilidade “Gaia Education”. Participa do coletivo Permasampa em São Paulo. Atua como arquiteto no escritório colaborativo Sem Muros Arquitetura Integrada (www.semmuros.com), onde tem como foco Arquitetura de baixo impacto ambiental e projetos comunitários de impacto social positivo.

 

 

 Suplentes

 

Caio Santo Amore

Professor Doutor no Departamento de Tecnologia (AUT) do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e na Área de Concentração Habitat do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Na FAUUSP também se graduou como arquiteto e urbanista e obteve os títulos de mestre em estruturas ambientais e urbanas e doutor em planejamento urbano e regional, com pesquisas que trataram, respectivamente, do programa de mutirão com autogestão no município de São Paulo e do instrumento das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) como o principal instrumento da Reforma Urbana. É membro da ONG de Assessoria Técnica Peabiru - trabalhos comunitários e ambientais desde 1998. Tem atuado profissional e academicamente em temas relacionados à habitação de interesse social e assentamentos precários, envolvendo levantamentos e intervenção, processos participativos com moradores e futuros moradores, assessoria e assistência técnica a movimentos e organizações populares e instituições públicas.

 

 

Flávio Tavares

Arquiteto e Urbanista formado pela UFPB e graduação-sanduíche na ETSA/US - Espanha. Fez mestrado em Desenvolvimento Urbano na UFPE e em seguida foi convidado pela Prefeita Márcia Lucena para assumir a Secretaria de Planejamento de Conde/PB. Além da atuação na gestão pública, hoje integra o Conselho Superior de Arquitetos do IAB pela PB e o Núcleo do BrCidades no estado. Já foi do Editorial Espanha do Portal Vitruvius, além de ser um dos fundadores do TRAMA - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFPB. Em 2019 foi reconhecido por sua atuação na Gestão Pública com o Prêmio FNA 2019 - Arquiteto do Ano e em 2020 o EPA, um dos seus programas da SEPLAN/Conde, venceu o Prêmio Municiência da Confederação Nacional dos Municípios e União Europeia como uma das melhores iniciativas das gestões públicas municipais do Brasil.

 

 

Laura Collazos

Arquiteta pela Universidade de San Buenaventura, de Cali, Colômbia; Mestre em Projeto de Arquitetura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na linha de pesquisa Projeto e Processos em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente, é Assistente de Programas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), apoiando a gestão e a coordenação de projetos, programas e iniciativas no Brasil e Cone Sul do Escritório Regional para América Latina e o Caribe (ROLAC).

 

 

Footer